Primeira edição da Mostra de Inovação Cultural e Artística de Maricá (MICA) movimenta cenário cultural da cidade

Evento fomenta a economia criativa do município e região em quatro dias de programação

Compartilhe:

Entre os dias 24 e 27 de agosto, a Incubadora de Inovação Social em Cultura, projeto da Prefeitura de Maricá, realizado em parceria com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Brasil Social (IBS), promoverá a primeira edição da Mostra de Inovação Cultural e Artística de Maricá (MICA), evento que pretende se consolidar como uma iniciativa de fomento local ao mercado cinematográfico, do game e do Carnaval, alinhado às tendências da economia criativa no Brasil e no mundo.

Norteada pelas temáticas do Patrimônio histórico e cultural no município de Maricá,  Educação, Pesquisa e Inovação Tecnológica e Cultura, a MICA tem como objetivo encorajar o público a “criativar-se”, buscando constantemente novas maneiras de abordar ideias, explorar interesses e expressar seus projetos. 

A MICA Maricá acontecerá no Cine Henfil, localizado à rua Alferes Gomes, nº 390, Centro – Maricá. O aparelho cultural da cidade será palco para exibições de filmes e rodas de conversa, já a tenda Mentes Criativas, montada nos arredores do cinema, abrigará as rodadas de pitchings para roteiros audiovisuais e os seminários dos eixos cinema, game e Carnaval. 

Os cinéfilos poderão assistir a exibições de filmes seguidas de bate-papo com cineastas e diretores durante os dias do evento. As Mostras “Novos Olhares” e “MICA” já estão com as inscrições abertas  pelo site www.micamarica.com.br, até 8 de agosto. As rodadas de pitching terão inscrições prévias voltadas ao público estudantil brasileiro e de outros países, com foco em produções de instituições universitárias, escolas e academias de cinema. As produções precisam ser inéditas, sendo ficção ou documentários. Serão selecionadas, pelo comitê curatorial da Mostra, 16 curtas de até 15 minutos cada. A Mostra não competitiva “Universos Brilhantes” terá 3 produções de longa-metragem, de até 80 minutos cada, voltada para produções com notoriedade na rota cinematográfica de 2023. 

Dentro do eixo Game, a programação propõe uma imersão no metaverso e as possibilidades trazidas pelas diferentes inovações tecnológicas no universo do entretenimento e uma área chamada de Gamezone promete atrair o público com totens interativos, videogames, fliperamas, campeonatos e jogadores pro players. No espaço “Área Gamer” os visitantes poderão experimentar diferentes jogos digitais, já no “Pixel Lab” a criação de personagens digitais com scanner 3D estará disponível. No “Game Interativo”, os gamers poderão trocar experiências e projetos do universo dos jogos digitais. 

Os seminários da Mostra trarão temas como políticas públicas, captação de recursos para o mercado de games e mercado audiovisual. O público também poderá conferir a exibição de um carro alegórico, rodadas de negócios e oficinas com a temática carnavalesca. A exposição “Carnavais Brilhantes” traz a exibição de fotografias, produções audiovisuais, sambas enredos e acervo das escolas de samba e blocos de Carnaval parceiros da Incubadora de Inovação Social em Cultura, com destaque para os parceiros Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio e o Bloco Ilê Aiyê. 

 


Serviço


Data: Entre os dias 24 e 27 de agosto

Horário: das 14h às 21h

Local: Cine Henfil

Endereço: Rua Alferes Gomes, nº 390, Centro – Maricá

para os cursos e oficinas da Incubadora de Inovação Social em Cultura

para os cursos e oficinas da Incubadora de Inovação Social em Cultura