Prefeitura de Maricá promove ação de valorização da cultura nas praças da cidade

Incuba Cultura na Praça é realizado pela Incubadora de Inovação Social em Cultura e visa desenvolver a cultura nos territórios

Compartilhe:

Transformar, valorizar e enriquecer a vida cultural em Maricá. Esse é o objetivo do Incuba Cultura na Praça, uma ação da Prefeitura de Maricá, realizada pela Incubadora de Inovação Social em Cultura — projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Brasil Social (IBS). 

 

A atividade reunirá agentes culturais locais com o intuito de envolver as comunidades e impulsionar os artistas. É uma oportunidade de mergulhar nos territórios do município, fomentando a economia criativa e difundindo cultura por onde passar. 

 

“O projeto da Incubadora, levando o artista ao cidadão, através das praças existentes no município, indica um sinal de ocupação pela sociedade pelo poder público e pela comunidade é de fundamental importância. Essa conexão entre o artista e o cidadão conhecendo parte dos projetos culturais que o município já tem em execução. Então, essa relação nos traz uma perspectiva ainda maior da absorção de cultura, de conhecimento por parte da população de Maricá”, destaca o presidente do ICTIM, Cláudio Gimenez.

 

Ao longo dos próximos meses, serão realizadas cinco edições da ação, em praças da cidade, distribuídas entre: Itaipuaçu, Inoã, São José do Imbassaí, Parque Nanci e Ponta Negra. Cada uma terá duração de quatro horas e reunirá artistas de diversos segmentos, como música, teatro, dança, artes plásticas e outros.

 

Além de promover a interação entre o público e os artistas locais, o Incuba Cultura na Praça também fará um mapeamento dos agentes culturais locais, sendo uma oportunidade para descobrir, explorar e apreciar a diversidade de talentos de bairros do município.

 

“Incuba Cultura na Praça é uma ação que promove e valoriza o artista local e os nossos fazedores de cultura de Maricá. Os eventos ajudam para que mais e mais fazedores de cultura possam ser reconhecidos e valorizados, principalmente pelos moradores de seus bairros, por suas comunidades. Com esse novo projeto, a Incubadora de Inovação Social em Cultura irá avançar suas ações para as periferias e comunidades fora do eixo Centro, levando aos munícipes muito entretenimento e diversão nas praças públicas. Estamos animados e com boas expectativas para esse novo passo da Incubadora”, disse Mariana Figueiredo, gerente-geral da Incubadora em Cultura.

 

A convocação dos artistas está sendo feita pela equipe de Promoção de Eventos da Incubadora de Inovação Social em Cultura, levando em consideração a atuação dentro da região. Assim, o projeto pretende impactar diretamente cerca de 70 agentes culturais e artesãos locais, promovendo, incentivando e valorizando a cultura local. 

 

SERVIÇO

Confira os locais e datas das edições do Incuba Cultura na Praça.

1ª Edição – Itaipuaçu

Local: Praça do 70 

Data: 21/4 

Horário: das 10h às 14h

 

2ª Edição – Inoã

Local: Praça do Spar

Data: 26/5 

Horário: das 10h às 14h

 

3ª Edição – São José do Imbassaí

Local: Praça do Dínamo

Data: 30/6 

Horário: das 10h às 14h

 

4ª Edição – Parque Nanci

Local: Orla do Parque Nanci

Data: 4/8

Horário: das 10h às 14h

 

5ª Edição – Ponta Negra 

Local: Praça Nsa. Sra. das Graças

Data: 1/9

Horário: das 10h às 14h

para os cursos e oficinas da Incubadora de Inovação Social em Cultura

para os cursos e oficinas da Incubadora de Inovação Social em Cultura