Prefeitura de Maricá participa do Rio2C

ICTIM apresenta plataforma de streaming Maricá Filmes

Compartilhe:

De 11 a 16 de abril, a Prefeitura de Maricá estará no maior evento de criatividade da América Latina, o Rio2C, que está sendo realizado na Cidades das Artes, no Rio de Janeiro. A Incubadora de Inovação Social em Cultura, um iniciativa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, marca presença no contexto de grandes nomes do mercado audiovisual e de inovação e promove o lançamento de mais um projeto do município.

No dia 13 de abril, será apresentada a plataforma de streaming Maricá Filmes e feito o anúncio do aporte de recursos para licenciamento de conteúdo. O evento se dará às 12h30, num brunch para convidados, como autoridades e celebridades.

“O número de assinantes em plataformas de streaming deu um salto gigantesco, especialmente durante a pandemia do novo coronavírus, o que reforçou o seu poder dentro do mercado audiovisual. Vale lembrar que o audiovisual, assim como toda a área da Cultura, foi muito atacado pelo governo dos últimos quatro anos. O ICTIM resolveu abraçar a ideia de uma plataforma de streaming pública não somente pelo apoio ao desenvolvimento de tecnologia, mas também como apoio ao audiovisual independente nacional”, ressalta o presidente do ICTIM, Carlos Senna.

A plataforma de streaming Maricá Filmes é fruto de uma Encomenda Tecnológica, com o objetivo de produzir e compartilhar obras audiovisuais, além de atrair produções para Maricá e capacitar os profissionais do município para atuar no setor audiovisual. O projeto irá ancorar também cursos e até mesmo lives.

“A Maricá Filmes é um instrumento de revolução cultural, pois tem como finalidade dar dimensão para a produção do audiovisual no âmbito do saber local e do saber global, criando uma nova identificação no território da gestão pública, inovadora, criativa, inclusiva, sustentável, ideológica e, sobretudo, um espaço para as invenções democráticas”, destaca o secretário de Cultura, Sady Bianchin.

No projeto está incluída a produção do filme Malês, dirigido por Antônio Pitanga que teve parte da sua filmagem realizada em Maricá. Nas etapas de gravações na cidade, uma das colaboradoras do ICTIM, Tatiana Andrade, fez parte do elenco artístico, junto com grandes nomes do cinema brasileiro, como Patrícia Pillar e os filhos de Pitanga: Camila e Rocco. É a primeira vez que os três trabalham juntos.

Professores da Incubadora de Inovação Social em Cultura participarão da programação do Rio2C

 

O Rio2C também contará, em sua programação, com a apresentação de obras de dois colaboradores da Incubadora de Inovação Social em Cultura. Eduardo Lurnel, professor do curso de Produção de Cinema, apresentará no pitching audiovisual, no sábado (15/4), às 14h30, sua obra “Meu nome é Maalum”, que é um livro e curta metragem lançado em 2021. Já Luiz Castro, professor de Edição para Cinema e Vídeo, participará de três rodadas de negócios, na quarta-feira (12/4), série “Delírios de Luchetti”, documentário “Luz del Fuego” e o roteiro de longa metragem “Luiz e Deisy”.

“Para a Incubadora de Cultura é um marco estar presente num evento como o Rio2C, pois consolida Maricá como uma cidade que tem projetos reais na indústria audiovisual. Estivemos este ano no Festival Internacional de Cinema de Cartagena, que também fez com que a cidade alçasse voos ainda maiores, mostrando para fora do Brasil toda estrutura que Maricá vem desenvolvendo no setor audiovisual”, completa a gerente geral da Incubadora, Mariana Figueiredo.

para os cursos e oficinas da Incubadora de Inovação Social em Cultura

para os cursos e oficinas da Incubadora de Inovação Social em Cultura