Maricá e todo o seu potencial cultural ganhando o mundo! A Prefeitura de Maricá esteve presente na 62ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias (Ficci), na Colômbia. Representados pela Incubadora de Inovação Social em Cultura, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e a Secretaria de Cultura participaram do evento – de 22 a 27 de março, cenário para encontros dos profissionais do setor cinematográfico latino-americano.
O Ficci fomenta a integração e cooperação entre as culturas ibero-americanas. Nas últimas quatro edições, o Brasil vem ganhando destaque e se tornando parceiro neste empreendimento artístico.
“Nada como começar este trabalho de promoção e difusão da Incubadora de Inovação Social em Cultura com a sua maneira tão única de se pensar a produção audiovisual e a qualificação profissional, neste modelo de estrutura. Estar no Ficci nos proporcionou a chance de dialogar com grandes empresas que trabalham no setor e principalmente universidades e escolas que puderam conhecer o nosso trabalho. É também a oportunidade para que possamos fazer parte do que eles já possuem edificado dentro do mercado audiovisual. Foi uma troca extremamente rica e importante para Maricá, para o fomento da indústria audiovisual do município, dos produtores locais, que agora terão a oportunidade concreta de se especializarem, qualificarem e de crescerem com suas produtoras, aprimorando o trabalho que já executam na cidade”, declarou a gerente geral da Incubadora de Inovação Social em Cultura, Mariana Figueiredo.
A delegação maricaense chamou a atenção de grandes instituições e organizações educacionais colombianas, principalmente as fundamentadas no setor audiovisual, com suas propostas de empreendedorismo e inovação. Sua participação em diversos painéis do festival reuniu brasileiros e estrangeiros, divulgando o projeto e o município para o mundo.
Alguns eventos tomaram destaque durante a participação do ICTIM, onde a gerente geral da Incubadora pode dividir a cena com os representantes do Festival de Cinema de Petrópolis, Daniela Brescianini, Luciana Pacheco e Daniela Bastos, e o presidente do Museu da Imagem e do Som Rio (MIS RJ), Cesar Miranda, em uma masterclass sobre “Experiências audiovisuais inovadoras no estado do Rio de Janeiro”.
Outra participação foi protagonizada pela Incubadora junto a Marcelo Caldas, produtor executivo da Fato Rio, e Alexandre Fraga, criador da série brasileira Impuros, na masterclass “Rodando no Rio de Janeiro”, realizada na Sala Brasil, no Palacio de la Proclamacion. Na palestra, Mariana Figueiredo contou sobre a sua experiência como roteirista e falou sobre os desafios da produção executiva no cenário audiovisual.
A Incubadora ainda contou com um espaço físico durante o evento para a realização de reuniões e recepção dos visitantes interessados no projeto. Uma das visitas foi a secretária estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, que conheceu um pouco mais da iniciativa do município de Maricá.