Prefeitura de Maricá abre inscrições para segundo ciclo de cursos no setor cultural

Incubadora de Inovação Social em Cultura oferecerá oportunidades para as áreas de cinema e game

Compartilhe:

A Prefeitura de Maricá segue, neste segundo semestre de 2023, oferecendo oportunidades de qualificação profissional voltadas para o setor cultural. A Incubadora de Inovação Social em Cultura, projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Brasil Social (IBS), inicia, na quinta-feira (3/8), as inscrições para o preenchimento de 299 vagas em cursos das áreas de cinema e game, voltadas exclusivamente para moradores de Maricá, com idade a partir dos 16 anos.


As inscrições seguem até 14 de agosto e devem ser feitas, exclusivamente, através do site www.incubacultura.org.br. O segundo ciclo é mais uma oportunidade para os apaixonados por cultura mergulharem na missão de enriquecer e valorizar o cenário cultural brasileiro, através do conhecimento, conforme destaca o presidente do ICTIM. 


“Os cursos oferecidos disponibilizam um novo olhar sobre formação e qualificação profissional, aprofundando, de maneira dinâmica, conceitos teóricos com uma imersão prática em cada área. A Incubadora de Inovação Social em Cultura se consolida como referência em formação no mercado cultural”, destaca o presidente da autarquia, Carlos Senna.


A oferta é nos cursos de Assistente de Direção, Cinema e Psicologia, Direção de Artes, Edição para Cinema e Vídeo, Fotografia para Cinema e Vídeo, Roteiros para Obras Audiovisuais e Produção de Cinema, voltados para o setor de cinema e o de Desenvolvimento de Game, voltado para o setor de Game.


“A área de audiovisual e, especialmente, voltado para games, avança de forma vertiginosa e se torna um importante nicho para essa geração que está chegando no mercado de trabalho agora. É um campo que abre muitas oportunidades e a Incubadora se mostra atenta a esses caminhos, oferecendo cursos que acrescentam valor às pessoas”, reforçou o secretário de Cultura, Leandro Dasilva.


Na sede da Incubadora de Inovação Social em Cultura, localizada à rua Álvares de Castro, nº 699, Centro, Maricá, é possível encontrar uma estrutura de alta qualidade, composta por sala gamer, estúdio de gravação, sala de edição, sala digital, sala de aula e um espaço interativo para a realização de coworking. 

Além das vagas para ampla concorrência, uma novidade deste ciclo é a oferta de mais 32 oportunidades no Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Profissionais, para as áreas de game e cinema, destinadas, exclusivamente, aos desenvolvedores que concluíram uma formação na etapa anterior e, com isso, poderão aplicar seus conhecimentos no cenário do audiovisual e trabalhar no processo de incubação de seus projetos. 

 

Cronograma

Início das inscrições: às 10h, do dia 3 de agosto;

Encerramento das inscrições: às 23h59, do dia 14 de agosto;

Sorteio e divulgação do resultado: 16 de agosto

Período de matrícula dos sorteados: 17 a 19 de agosto;

Período para matrícula das vagas remanescentes: 21 de agosto a 1 de setembro;

Divulgação da lista dos matriculados: 4 de setembro;

Início das aulas: 11 de setembro. 

 

Cursos oferecidos nos Eixos Cinema e Game
 

Cinema

Assistente de Direção;

Cinema e Psicologia;

Direção de Artes;

Edição para Cinema e Vídeo;

Fotografia para Cinema e Vídeo;

Roteiros para Obras Audiovisuais;

Produção de Cinema.

Game

Desenvolvimento de Game

para os cursos e oficinas da Incubadora de Inovação Social em Cultura

para os cursos e oficinas da Incubadora de Inovação Social em Cultura