Prefeitura de Maricá abre inscrições para novo ciclo de cursos do setor cultural

Incubadora de Inovação Social em Cultura oferece oportunidades em 23 cursos de qualificação profissional nas áreas de Cinema, Game e Carnaval

Compartilhe:

A Prefeitura de Maricá abre, na próxima segunda-feira, 07 de abril, as inscrições para o preenchimento de 629 vagas nos cursos da Incubadora de Inovação Social em Cultura. O projeto, desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e das Utopias e o Instituto Brasil Social (IBS), oferecerá oportunidades para os eixos Cinema, Game e Carnaval. Do total de vagas, 20% são reservadas para pretos e pardos e 5% para pessoas com deficiência.

Os cursos da Incubadora de Inovação Social em Cultura visam a preparação dos desenvolvedores, como são conhecidos os seus alunos, para o mercado de trabalho do setor cultural, através da oferta de aulas teóricas e práticas e do incentivo à inovação, cultura e empreendedorismo, dando suporte para que os participantes possam transformar suas ideias em realidade.

O novo ciclo chega repleto de novidades, como a inclusão de novos cursos em todos os eixos e a abertura da possibilidade de inscrição para moradores de todo o Estado do Rio de Janeiro. Uma ação que visa apresentar para todos o potencial de qualificação do município.

“São diversos cursos na área de audiovisual e esperamos que toda população do Rio de Janeiro comece a participar dos nossos cursos. É interesse do município que consigamos estabelecer links, conexões, com esses atores da área audiovisual, ampliando a nossa oferta e os projetos que temos. Queremos nos transformar em um polo audiovisual que seja referência no Rio, no Brasil e no Mundo”, contou o presidente do ICTIM, Cláudio Gimenez.

O eixo Cinema conta com cursos como o de Assistente de Direção, Direção de Artes, entre outros, além de uma parceria com a Escola de Atores Aderbal Freire-Filho, dirigida pelo renomado ator José de Abreu. O eixo Game, composto por quatro cursos, traz opções que visam revolucionar o cenário de ensino da área de jogos, com o uso da ferramenta Unreal Engine e a oferta de atividades voltadas para IA. No eixo Carnaval, uma parceria com o Bloco Ilê Aiyê e a Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio, garante a expertise necessária para formar profissionais habilitados para atuar na maior festa popular do planeta.

A formação no âmbito do audiovisual é fundamental para a construção da inclusão social, geração de empregos e sobretudo para construir as narrativas do audiovisual de Maricá na construção da cidade inteligente das utopias”, reforçou o secretário municipal de Cultura, Sady Bianchin. 

Nas áreas de Cinema e Game, os cursos têm como pré-requisito idade e escolaridade, sendo o mínimo 16 anos e ensino fundamental II completo. No eixo Carnaval, os pré-requisitos são a idade mínima de 6 anos e as especificações que seguem de acordo com cada atividade. Ambos os eixos oferecem aos desenvolvedores a possibilidade de imersão prática em suas atividades.

Prestes a completar dois anos de atuação, a abertura do novo ciclo reforça a importância da Incubadora de Inovação Social em Cultura para o fortalecimento da cultura em Maricá, conforme reforçou o presidente do Instituto Brasil Social, Rosalvo Correia. 

Estamos iniciando um novo ciclo, com muitas novidades. Esse ano, ampliaremos as unidades e teremos mais dois polos no município, que irão aproximar ainda mais o projeto dos fazedores de cultura e aumentar o acesso às políticas culturais. Além disso, também ampliamos a disponibilidade das vagas e as modalidades de cursos. Essas ações evidenciam o sucesso que tem sido o projeto e a parceria por trás dele, entre o IBS, a Prefeitura de Maricá, o ICTIM e a Secretaria Municipal de Cultura e das Utopias. Juntos, estamos trabalhando para consolidar ainda mais a cultura de Maricá como um importante instrumento de transformação social”, disse o presidente do IBS.

As aulas serão ministradas, presencialmente, em três locais, de acordo com o curso. Sendo eles a sede da Incubadora de Inovação Social em Cultura, localizada na rua Álvares de Castro, nº 699, Centro de Maricá, onde também será realizado o processo de pré-seleção e matrícula, após a divulgação dos resultados; a Quadra da Escola de Samba União de Maricá, localizada na Rodovia Amaral Peixoto, KM 29, Flamengo, Maricá, e na Casa das Artes Carnavalescas, localizada na Rua I, São José do Imbassaí, Maricá.

Os interessados em concorrer a uma vaga devem acessar o site www.incubacultura.org.br, onde encontrarão o edital completo com todas as informações sobre os cursos, pré-requisitos e cronograma. As inscrições estarão abertas até as 23h59 do dia 21 de abril.

 SERVIÇO

Cronograma

– Início das inscrições: às 10h, do dia 07 de abril;

– Encerramento das inscrições: às 23h59, do dia 21 de abril;

– Sorteio e divulgação do resultado: 22 de abril, o resultado será publicado após as 16h;

– Entrevista: 24 a 26 de abril;

– Resultado final das entrevistas: 28 de abril

– Período de matrícula dos sorteados: 28 a 30 de abril;

– Início das aulas: 5 de abril

– Período para matrícula das vagas remanescentes: 5 a 9  de abril

CURSOS OFERECIDOS 

Cinema

– Realizador Audiovisual;

– Assistente de Direção;

– Cinema e Psicologia I;

– Direção de Artes;

– Documentário;

– Jogos Teatrais e Improvisação;

– Atuação: Realismo Contemporâneo;

– Edição para Cinema e Vídeo;

– Fotografia para Cinema e Vídeo;

– Produção para Cinema e Vídeo;

– Roteiros para Obras Audiovisuais;

– Som para Cinema e Vídeo.

Game

– Desenvolvimento de Jogos;

– Modelagem 3D;

– Animação e VFX;

– Criação de Imagem IA (Inteligência Artificial).

Carnaval

– Estética Afro;

– Produtor Artístico Cultural – Método Ilê Aiyê;

– Cidadania Comunitária;

– Percussão;

– Canto e Composição;

– Cavaco e Composição Musical;

– Maquiagem.

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors