Compartilhe:
A Prefeitura de Maricá abre, na próxima segunda-feira, 07 de abril, as inscrições para o preenchimento de 629 vagas nos cursos da Incubadora de Inovação Social em Cultura. O projeto, desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e das Utopias e o Instituto Brasil Social (IBS), oferecerá oportunidades para os eixos Cinema, Game e Carnaval. Do total de vagas, 20% são reservadas para pretos e pardos e 5% para pessoas com deficiência.
Os cursos da Incubadora de Inovação Social em Cultura visam a preparação dos desenvolvedores, como são conhecidos os seus alunos, para o mercado de trabalho do setor cultural, através da oferta de aulas teóricas e práticas e do incentivo à inovação, cultura e empreendedorismo, dando suporte para que os participantes possam transformar suas ideias em realidade.
O novo ciclo chega repleto de novidades, como a inclusão de novos cursos em todos os eixos e a abertura da possibilidade de inscrição para moradores de todo o Estado do Rio de Janeiro. Uma ação que visa apresentar para todos o potencial de qualificação do município.
“São diversos cursos na área de audiovisual e esperamos que toda população do Rio de Janeiro comece a participar dos nossos cursos. É interesse do município que consigamos estabelecer links, conexões, com esses atores da área audiovisual, ampliando a nossa oferta e os projetos que temos. Queremos nos transformar em um polo audiovisual que seja referência no Rio, no Brasil e no Mundo”, contou o presidente do ICTIM, Cláudio Gimenez.
O eixo Cinema conta com cursos como o de Assistente de Direção, Direção de Artes, entre outros, além de uma parceria com a Escola de Atores Aderbal Freire-Filho, dirigida pelo renomado ator José de Abreu. O eixo Game, composto por quatro cursos, traz opções que visam revolucionar o cenário de ensino da área de jogos, com o uso da ferramenta Unreal Engine e a oferta de atividades voltadas para IA. No eixo Carnaval, uma parceria com o Bloco Ilê Aiyê e a Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio, garante a expertise necessária para formar profissionais habilitados para atuar na maior festa popular do planeta.
“A formação no âmbito do audiovisual é fundamental para a construção da inclusão social, geração de empregos e sobretudo para construir as narrativas do audiovisual de Maricá na construção da cidade inteligente das utopias”, reforçou o secretário municipal de Cultura, Sady Bianchin.
Nas áreas de Cinema e Game, os cursos têm como pré-requisito idade e escolaridade, sendo o mínimo 16 anos e ensino fundamental II completo. No eixo Carnaval, os pré-requisitos são a idade mínima de 6 anos e as especificações que seguem de acordo com cada atividade. Ambos os eixos oferecem aos desenvolvedores a possibilidade de imersão prática em suas atividades.
Prestes a completar dois anos de atuação, a abertura do novo ciclo reforça a importância da Incubadora de Inovação Social em Cultura para o fortalecimento da cultura em Maricá, conforme reforçou o presidente do Instituto Brasil Social, Rosalvo Correia.
“Estamos iniciando um novo ciclo, com muitas novidades. Esse ano, ampliaremos as unidades e teremos mais dois polos no município, que irão aproximar ainda mais o projeto dos fazedores de cultura e aumentar o acesso às políticas culturais. Além disso, também ampliamos a disponibilidade das vagas e as modalidades de cursos. Essas ações evidenciam o sucesso que tem sido o projeto e a parceria por trás dele, entre o IBS, a Prefeitura de Maricá, o ICTIM e a Secretaria Municipal de Cultura e das Utopias. Juntos, estamos trabalhando para consolidar ainda mais a cultura de Maricá como um importante instrumento de transformação social”, disse o presidente do IBS.
As aulas serão ministradas, presencialmente, em três locais, de acordo com o curso. Sendo eles a sede da Incubadora de Inovação Social em Cultura, localizada na rua Álvares de Castro, nº 699, Centro de Maricá, onde também será realizado o processo de pré-seleção e matrícula, após a divulgação dos resultados; a Quadra da Escola de Samba União de Maricá, localizada na Rodovia Amaral Peixoto, KM 29, Flamengo, Maricá, e na Casa das Artes Carnavalescas, localizada na Rua I, São José do Imbassaí, Maricá.
Os interessados em concorrer a uma vaga devem acessar o site www.incubacultura.org.br, onde encontrarão o edital completo com todas as informações sobre os cursos, pré-requisitos e cronograma. As inscrições estarão abertas até as 23h59 do dia 21 de abril.
SERVIÇO
Cronograma
– Início das inscrições: às 10h, do dia 07 de abril;
– Encerramento das inscrições: às 23h59, do dia 21 de abril;
– Sorteio e divulgação do resultado: 22 de abril, o resultado será publicado após as 16h;
– Entrevista: 24 a 26 de abril;
– Resultado final das entrevistas: 28 de abril
– Período de matrícula dos sorteados: 28 a 30 de abril;
– Início das aulas: 5 de abril
– Período para matrícula das vagas remanescentes: 5 a 9 de abril
CURSOS OFERECIDOS
Cinema
– Realizador Audiovisual;
– Assistente de Direção;
– Cinema e Psicologia I;
– Direção de Artes;
– Documentário;
– Jogos Teatrais e Improvisação;
– Atuação: Realismo Contemporâneo;
– Edição para Cinema e Vídeo;
– Fotografia para Cinema e Vídeo;
– Produção para Cinema e Vídeo;
– Roteiros para Obras Audiovisuais;
– Som para Cinema e Vídeo.
Game
– Desenvolvimento de Jogos;
– Modelagem 3D;
– Animação e VFX;
– Criação de Imagem IA (Inteligência Artificial).
Carnaval
– Estética Afro;
– Produtor Artístico Cultural – Método Ilê Aiyê;
– Cidadania Comunitária;
– Percussão;
– Canto e Composição;
– Cavaco e Composição Musical;
– Maquiagem.