Maricá Filmes conquista público com bate-papo sobre plataforma pública de streaming e anuncia novo edital para licenciamento de conteúdo

Compartilhe:

Com plateia concentrada em uma sala lotada, a Maricá Filmes (www.maricafilmes.com.br) reuniu diversos olhares interessados em conhecer a primeira plataforma pública de streaming do país, bem como do município que lhe dá nome, a cidade de Maricá, em evento nesta quinta-feira (6/6), no Rio2C. Moradoras ilustres do município, Conceição Evaristo e Helena Theodoro, acompanhadas de Alexandre Costa, subsecretário municipal de Governo, a mesa foi mediada por AD Junior, influenciador social e empresário, aproximando os presentes para a realidade do dia a dia de Maricá que busca ser criativa, popular e sustentável.


Falas que emocionaram aqueles que desejam ver que é possível habitar em um mundo onde é possível ser feliz. “Se conseguirmos oferecer todos os direitos das pessoas, garantimos assim o direito delas à felicidade, com a perspectiva de não perdermos os moradores da cidade, já que em Maricá nós não vamos ao supermercado, mas, sim, vamos ao Evandro. Por isso, lançamos ações em todas as áreas da sociedade e a moeda social “Mumbuca” foi fundamental para o município, pois o morador recebe, usa e movimenta a nossa economia. Estamos sendo reconhecidos como o município que está dando certo”, reflete Alexandre Costa.


Para Conceição Evaristo, Maricá foi amor à primeira vista há 12 anos, quando começou a fazer parte dos moradores ilustres da cidade e confirma sua alegria ao declarar: “Quando vejo Maricá fazendo uma gestão pública que é exemplar para outras cidades, eu digo: se desejam fazer, façam, porque é de direito da população uma vida mais justa. Temos ônibus e uma moeda social própria, as pessoas que cuidam da limpeza das ruas tinham empregos informais e agora preservam os seus bairros com garantias. E uma cidade democrática onde todos têm como viver bem e feliz. Cuidar da sua história diversificada e da ancestralidade também faz parte da preocupação da cidade.”


Helena Theodoro, que relembra a vida entre primos e visitas de amigos, destaca a diversidade da cidade e como garante a representatividade das diversas comunidades que possui e acolhe, “Maricá é família, as pessoas se ajudam, temos ações sociais como a alimentação saudável do Empório I Piatti. E a base está no que Darcy Ribeiro e Paulo Freire nos ensinaram, e Freire nos disse que cada um tem o seu território e tem diferenciação e se deve buscar por uma sociedade preocupada com o bem-estar das suas pessoas.”


Para uma cidade com ações que garantem também o conhecimento, a cidade que oferece oportunidades com a sua Incubadora de Inovação Social em Cultura, com 20 turmas já formadas, com uma cadeia de aprendizado para a produção da cultura do audiovisual. Ainda no encontro, foi anunciado edital para o segundo semestre de 2024 com aporte de R$ 500 mil para novos licenciamentos para a plataforma Maricá Filmes. 


AD Junior, que mediou a conversa, finalizou: “A cidade do futuro é a cidade que todos possam falar sobre ela e hoje nós, pessoas pretas, estamos aqui falando sobre o futuro como pensadores da sociedade que somos. Isso nos fortalece como cidadãos.” 
Após o bate-papo, os presentes conferiram as ativações no stand da Maricá Filmes do Rio2C 2024, e participaram do brunch oferecido pela equipe.


Projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), da Prefeitura de Maricá, em parceria com a sua Secretaria Municipal de Cultura, a Maricá Filmes teve sua criação divulgada na edição 2023 do Rio2C. De lá para cá, publicou edital com o aporte de R$ 500 mil para o licenciamento de conteúdo, com mais de novecentas obras em audiovisual inscritas de todas as regiões do país. Agora, a plataforma apresenta seu catálogo com 65 títulos, disponibilizados a partir do edital e, também, de forma não onerosa por parceiros. Filmes nos formatos de curta, média e longa-metragem – projetos nacionais que promovem a diversidade do Brasil em suas linguagens, para o público adulto e infantil. Em breve, três obras originais e exclusivas da Maricá Filmes, produzidas com profissionais da cidade de Maricá e alunos da Incubadora de Inovação Social e Cultura do Município, serão disponibilizadas na Plataforma.

para os cursos e oficinas da Incubadora de Inovação Social em Cultura

para os cursos e oficinas da Incubadora de Inovação Social em Cultura