Maricá apresenta Incubadora em Cultura e plataforma de streaming em festival de cinema de Saquarema

Compartilhe:

A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), apresentou os projetos da Incubadora de Inovação Social em Cultura e da plataforma de streaming municipal Maricá Filmes, na segunda edição do Fest Cine Saqua, o festival de cinema de Saquarema. Na mesa desta sexta-feira (28/4), debate sobre o tema “Economia criativa e a cadeia produtiva do audiovisual brasileiro pós-pandemia”.

Recebido por Antonio Jorge Pinheiro, anfitrião e mediador do bate-papo, o diretor de Inovação e Científica do ICTIM, Cláudio Gimenez, em sua fala, explicou a plataforma de streaming, fruto de uma Encomenda Tecnológica do município.

“A plataforma de streaming surge com foco totalmente social, voltado para o artista do município. Tudo de tecnologia que é gerado pelo ICTIM tem o objetivo de, inicialmente, atender Maricá, mas que nessas soluções e com essa inteligência, isso seja levado para os municípios vizinhos. Essa plataforma, por exemplo, atende inicialmente ao município, mas ficará à disposição do mundo”, ressaltou Gimenez.

A comitiva maricaense contou com a presença da roteirista e produtora Ana Rosa Tendler, responsável pelo desenvolvimento e fomento à plataforma, que falou sobre a iniciativa.

“A Maricá Filmes começou a ser desenvolvida ainda na pandemia e agora estamos fechando o modelo de negócios. Em breve, vamos lançar um edital de licenciamento de conteúdo, anunciado no Rio2C, porque precisamos formar catálogo”, contou Ana Tendler.

Inaugurada na quinta-feira (27/4), a Incubadora de Inovação Social em Cultura também esteve na mesa, representada pela gerente geral Mariana Figueiredo. A gestora citou que a unidade tem o objetivo de apostar no empreendedorismo, mas preocupa-se com a qualificação profissional.

“O nosso objetivo principal é ajudar no desenvolvimento da indústria do cinema, do game e do Carnaval, dando acolhimento para os talentos locais e para aqueles que desejam trabalhar com isso. O objetivo é dar oportunidades para que eles possam desenvolver suas ideias ao mesmo tempo que adquirirem qualificação profissional”, destacou Mariana Figueiredo.

O festival é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com apoio e patrocínio da Prefeitura de Saquarema por meio das secretarias de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia. O Fest Cine Saqua recebeu curtas e longas metragens de filmes nacionais e internacionais sobre esporte, meio ambiente e direitos humanos.

Plataforma de streaming Maricá Filmes

Maricá Filmes foi uma encomenda tecnológica para o ICTIM e é a primeira plataforma de distribuição digital do país com financiamento a partir de políticas públicas municipais e a segunda de investimento do setor administrativo público. Serão oferecidos filmes de curta e longa metragem, séries nacionais e internacionais, lives da Prefeitura de Maricá e, futuramente, ainda existe a possibilidade da exibição de cursos online. Em breve, será lançado um edital sobre as regras e condições para as inscrições de conteúdos e produções, a partir do aporte de R$ 500 mil, anunciado no maior evento do maior festival de criatividade da América Latina, o Rio2C.

para os cursos e oficinas da Incubadora de Inovação Social em Cultura

para os cursos e oficinas da Incubadora de Inovação Social em Cultura