Grande desfile marca encerramento de cursos e oficinas de Carnaval

Ação contará com apresentações dos concluintes de capacitação oferecida pela Incubadora de Inovação Social em Cultura

Compartilhe:

O primeiro módulo dos cursos e oficinas do eixo Carnaval da Incubadora de Inovação Social em Cultura – projeto da Prefeitura de Maricá, desenvolvido através do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Brasil Social (IBS) – está chegando ao fim! Para marcar o encerramento dessa etapa, um grande desfile tomará conta das ruas do Centro de Maricá, neste sábado (5/8), a partir das 18 horas.

Nos últimos meses, os desenvolvedores das atividades oferecidas através dos parceiros Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio e Bloco Ilê Aiyê mergulharam no universo do Carnaval, conforme explica o presidente do ICTIM.

“Foram meses de trabalho, explorando os aspectos que envolvem toda a produção de desfiles e blocos carnavalescos de sucesso. Agora, irão atravessar a Avenida, ao som do tema “Com Orgulho, Maricá” para apresentar ao público os materiais elaborados ao longo dessa etapa. Um verdadeiro trabalho de excelência e que resulta na entrega de gente qualificada para o mercado de trabalho”, destaca o presidente do ICTIM, Carlos Senna.

Aberto ao público, o desfile exibirá fantasias, alegorias, enredo, batuques e sons que ganharam vida nas mãos, vozes e toques de cada desenvolvedor. Os ritmos contagiantes, os movimentos sincronizados e a criatividade levarão os presentes a viverem a atmosfera mágica do Carnaval, em pleno mês de agosto. Para animar ainda mais os foliões e colocar todos no clima da festa, uma barraca de fantasia e maquiagem estará a postos para enfeitar os presentes.

Na avenida, serão 350 componentes e 12 alas, sendo uma com artistas plásticos contemporâneos residentes do município. Além deles, blocos e escolas de samba da região compõem, junto com os parceiros, Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio e Bloco Ilê Aiyê, as alas dessa festa.

“Vamos estar diante de um desfile que vai além da alegria e do lazer, concretizando na avenida um projeto que já deu certo e trabalha a cultura no seu papel mais primordial,  que é a do desenvolvimento humano com vistas a um futuro próspero e igual para todos”, ressalta o secretário de Cultura, Leandro Dasilva.

Após o desfile, a festa continua na praça Orlando de Barros Pimentel. No palco, mais apresentações: os desenvolvedores dos cursos e oficinas do Bloco Ilê Aiyê darão um show de Percussão que promete animar a todos com grandes sucessos. No trio elétrico, muita música continuará a alegrar os presentes.


Expectativa dos desenvolvedores

Para quem participou das aulas, o momento é de ansiedade para a chegada do grande dia. “Estou muito ansiosa para o desfile. Acho que o projeto está fincando raiz aqui em Maricá. Temos uma escola de samba que já existia, mas que, agora, com a vinda do projeto, chamou mais atenção, trouxe muita gente. Tenho uma expectativa muito grande em relação a esse desfile”, relata a desenvolvedora Kelly Negreiros.

O desenvolvedor Aloísio Menezes faz coro à fala, elogiando a equipe: “Agradeço muito por ser uma das pessoas que se qualificaram e podem trabalhar com o Carnaval. Os professores e a turma foram maravilhosos. Espero que continue tendo mais cursos, trazendo cada vez mais a difusão da arte para Maricá, pois Carnaval é arte”.


Exposição

Quem passar pela sede da Incubadora de Inovação Social em Cultura, localizada à rua Álvares de Castro, n° 699, Centro – Maricá, poderá conferir uma exposição, aberta ao público, a partir das 18 horas, de tudo que foi desenvolvido neste primeiro módulo.

para os cursos e oficinas da Incubadora de Inovação Social em Cultura

para os cursos e oficinas da Incubadora de Inovação Social em Cultura