Em Maricá, oficinas de Carnaval despertam interesse de alunos do Fundamental

Compartilhe:

Bloco mirim desfila na cidade, a partir da parceria das Incubadoras Mumbuca Futuro e de Cultura, projetos do ICTIM, com Pimpolhos da Grande Rio

Um Carnaval fora de época tomou conta da Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, nesta terça-feira (3/5). Quem passou por lá, viu o bloco mirim com dezenas de alunos do Centro de Educação Pública e Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura.

A ação da Prefeitura de Maricá  proporcionou aos estudantes uma imersão às tradições do Carnaval, através de oficinas. O desfile foi organizado pela Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro, projeto do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria Municipal de Economia Solidária.

“A Pimpolhos da Grande Rio, parceira da Incubadora de Inovação Social em Cultura, mergulhou com o Mumbuca Futuro nesse universo escolar. Estamos descobrindo uma forma diferente de comunicação com os alunos, que, ao mesmo tempo que se divertem, também despertam para linguagem artística e aprendem sobre o maior espetáculo da Terra, que é o Carnaval”, ressaltou a gerente geral da Incubadora Mumbuca Futuro, Adriana Ribeiro.

Para a realização, os agentes educacionais do Mumbuca Futuro contaram com a expertise dos profissionais do projeto PIM Maricá, proveniente da escola de samba mirim  Pimpolhos da Grande Rio. Com o apoio também da Secretaria de Educação, da Secretaria de Trânsito e da Guarda Municipal, a atividade deu aos alunos uma amostra de cada oficina oferecida, como percussão, mestre sala e porta bandeira, adereços, cantos, danças, contação de histórias e fantasias.

“Juntar as Incubadoras nesse processo e garantir que o aluno tenha o seu primeiro contato com o mundo do Carnaval é uma estratégia importante para Maricá. O Carnaval é uma indústria que movimenta e alimenta centenas de famílias o ano inteiro, e se queremos formar e empreender nesse eixo, a porta de entrada é a escola”, concluiu a gerente geral da Incubadora de Inovação Social em Cultura, Mariana Figueiredo.

O cortejo saiu das instalações da escola, em direção à Praça Orlando de Barros Pimentel. Vestidos com fantasias criativas e coloridas, os alunos dançaram e cantaram fazendo a alegria de todos os presentes. Os estudantes são da modalidade integral, do 6º ao 8º ano, e estão matriculados na Incubadora Mumbuca Futuro.

para os cursos e oficinas da Incubadora de Inovação Social em Cultura

para os cursos e oficinas da Incubadora de Inovação Social em Cultura