Compartilhe:
Enquanto as primeiras notas de samba começam a ecoar pelas ruas de Maricá, o projeto “Verão com Ciência e Cultura”, da Prefeitura de Maricá, ajuda na capacitação da população para o maior espetáculo da Terra. O evento, realizado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), promoveu, na Incubadora de Inovação Social em Cultura, a oficina de Adereços da Folia, voltada para o aprendizado de técnicas básicas de produção de ornamentos de Carnaval.
Ministrada por Rogério Brum, carnavalesco da escola de samba Império da Camisa Azul e Branco, a aula teve duração de quatro horas, na segunda-feira (8/1), e promoveu, de forma intimista, uma imersão no processo de criação de adereços.
“Durante todo o processo, busquei desmistificar o universo que vivemos dentro de um barracão de escola de samba. Demonstrando técnicas que todos possam usar em suas atividades empreendedoras ou simplesmente para o seu uso pessoal”, reforçou o professor.
Ao fim da primeira atividade do “Verão com Ciência e Cultura”, na Incubadora de Inovação Social em Cultura, e com a aproximação do Carnaval, os aprendizados serviram de inspiração para que maricaenses possam trabalhar com o Carnaval e suas infinitas possibilidades.
“Eu trabalho com artesanato, já sou MEI, inclusive me interessei muito por essa oficina de aderecista, porque gosto muito de Carnaval e é uma coisa que me deixa muita à vontade dentro deste ramo. Nunca tinha ouvido falar em um curso de aderecista. Geralmente, acho que as pessoas aprendem trabalhando e, agora, com esse curso, tive a oportunidade, por isso estou aqui. Eu amei. O professor é maravilhoso e ensinou várias técnicas, além de dar uma atenção especial e ser um ambiente agradável”, disse Edna Paixão.
A aula ofereceu oportunidades para novos e antigos alunos da Incubadora. É o caso de Aldilene Moreira, presente no projeto desde o início, a desenvolvedora já fez os cursos de Assistente de Direção e de Cinema e Psicologia.
“Eu já sou cria da Incubadora. Gostei muito dos cursos, abriram um campo novo pra mim, um universo novo. Conheci a oficina de férias vendo na página da Incubadora e me interessei, porque sempre gostei de Carnaval e de fazer adereços. E tem o outro lado também, que é o empreendedorismo”, contou Aldilene.
No encontro, os participantes compartilharam não apenas o desejo de criar adereços únicos, mas também a oportunidade de mergulhar na cultura vibrante que permeia essa festa tradicional.