Compartilhe:
A Incubadora de Inovação Social em Cultura, projeto da Prefeitura de Maricá, desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e das Utopias e o Instituto Brasil Social (IBS), concluiu mais um ciclo de cursos, com a formação de 171 desenvolvedores nos eixos Cinema, Game e Carnaval.
Para celebrar a conclusão, será realizada, na próxima quinta-feira, 18 de setembro, a cerimônia de formatura dos desenvolvedores. O evento, não apenas celebra a dedicação e o aprendizado dos formandos, mas também reforça o compromisso do projeto com o fomento da indústria criativa e o desenvolvimento econômico e social por meio da cultura.
“Encerrar ciclos de formação nos traz sempre a responsabilidade de estarmos entregando novos profissionais ao mercado da economia criativa, que movimenta bilhões todos os anos, mas com as pessoas formadas pela Incubadora de Cultura essa responsabilidade é leve, pois muitos dos que passaram por aqui já estão utilizando o conhecimento adquirido para atuar em suas áreas e são profissionais de excelência. E fomentar o desenvolvimento desses novos talentos é parte do nosso trabalho estratégico para que Maricá seja referência também na indústria cultural”, afirmou Claudio Gimenez, presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).
Sendo um polo de excelência na formação de talentos para o setor cultural, que une tecnologia e criatividade, o projeto é um espaço de referência para realizadores culturais que desejam se qualificar para entrar no mercado de trabalho.
“Criamos a Incubadora Social de Cultura para ser uma verdadeira referência para os realizadores culturais e seus projetos. Uma grande fábrica de conhecimento com a tecnologia aliada da criatividade no audiovisual, proporcionando aos estudantes a pesquisa estética e a poética nas linguagens das artes,” disse o secretário municipal de Cultura e das Utopias, Sady Bianchin
Com o fim deste ciclo, o mercado recebe novos Assistentes de Direção, Desenvolvedores de Games, Produtores Audiovisuais, Trancistas e muito mais. Ao longo de quatro meses intensos, foram oferecidos 17 diferentes cursos de qualificação profissional e duas oficinas que permitiram com que os participantes tivessem a oportunidade de mergulhar em conhecimentos teóricos e práticos para tornarem-se profissionais aptos e competitivos para o mercado de trabalho.
“A conclusão de mais um ciclo de atividades reflete o nosso compromisso com a cultura, através da formação de profissionais para esse importante setor da economia. Fomentar a cultura e incentivar a criatividade é plantar sementes para o futuro da nossa cidade e país”, disse Mariana Figueiredo, gerente geral da Incubadora de Inovação Social em Cultura.
A Incubadora de Inovação Social em Cultura se consolida, a cada ciclo, como um polo essencial de formação e desenvolvimento, demonstrando a importância do fomento à indústria criativa para o desenvolvimento cultural e econômico de Maricá.
O Carnaval Brasileiro, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, estrutura-se não somente a partir de desfiles carnavalescos das escolas de sambas, mas também em práticas, saberes, fazeres, modos de produção, formas de expressão cênica, plástica e musical.
Os cursos e oficinas do eixo Carnaval permitem que os alunos tenham um olhar mais amplo sobre os conceitos e práticas carnavalescas desenvolvidas nas aulas, diante disso, ao término da fase de aprimoramento, foi feito um desfile, em forma de Escolão, com a exibição de todas as atividades desenvolvidas.
Um resultado emocionante e belo aos olhos de todos os presentes na avenida Adélia Breve durante o desfile inteiramente produzido por nossos parceiros, Ilê Aiyê e PIM Maricá, junto de nossos desenvolvedores.
A festa do povo!
Com o objetivo de promover nossos projetos, buscar novas parcerias no mercado cinematográfico mundial, fomentar o empreendedorismo e firmar alianças internacionais que visam a valorização e projeção do município de Maricá no cenário do audiovisual, a Incubadora de Inovação Social em Cultura participou, em 2023, do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias.
Ao participar do Rio2C, o maior evento de criatividade da América Latina, a Incubadora de Inovação Social em Cultura se posiciona como um expoente no cenário do audiovisual e da inovação, tendo divulgado, na ocasião, a criação da plataforma de streaming do município, a Maricá Filmes. Canal para onde podem ser destinadas as melhores produções dos desenvolvedores dos cursos do eixo Cinema.