Compartilhe:
Em Maricá, férias é também sinônimo de conhecimento e capacitação! Desde segunda-feira (8/1) a 8/2, a Prefeitura promove o “Verão com Ciência e Cultura”, uma iniciativa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Já na primeira semana, uma programação diversificada movimentou os espaços, totalizando 30 atividades iniciadas.
A abertura foi na Incubadora de Inovação Social em Cultura, que é fruto de uma parceria entre o ICTIM e a Secretaria Municipal de Cultura. Desenvolvedora dos cursos de Assistente de Direção e de Cinema e Psicologia, Aldilene Moreira, de 45 anos, aproveitou as férias para ampliar o conhecimento.
“Eu já sou ‘cria’ da Incubadora. Gostei muito dos cursos, abriram um campo novo para mim, um universo novo. Soube da oficina de férias vendo a página da Incubadora e me interessei. Sempre gostei de Carnaval e fazer adereços é uma forma de ter renda extra. E tem o outro lado também, que é o empreendedorismo”, disse ela, inscrita na oficina de “Adereços da Folia”.
O presidente Cláudio Gimenez visitou diversas turmas ao longo da semana para falar sobre o evento. Na Incubadora em Cultura, o gestor destacou o papel da Ciência nesse processo.
“Iniciamos mais uma atividade voltada ao atendimento da população de Maricá. Estamos ofertando oficinas que proporcionam uma imersão em áreas de seu interesse como cinema, Carnaval e games e outras. No período de férias, a ciência continua presente cada vez mais em processo de imersão dos maricaenses através de atividades, certos que breve nos tornaremos um município plenamente inovador”, ressaltou.
Pluralidade nos temas atrai população
Ao longo da semana, foram 30 atividades iniciadas, sendo 16 minicursos, cinco mostras, quatro palestras, três sessões de contação de história, um curso e uma oficina. Em conversa com as turmas, o diretor de Tecnologia do ICTIM, Marcio Campos, falou sobre a pluralidade das iniciativas.
“Quando idealizamos o evento, trabalhamos para diversificar ao máximo os temas. Estamos levando capacitação no período de férias. É uma forma também da população se aproximar mais dos projetos da Prefeitura, entender melhor as oportunidades e, no futuro, explorar essas chances”, ressaltou o gestor.
A estratégia de diversificar os temas deu certo, atraindo um público que ainda não conhecia os projetos. Foi o caso da Maria de Fátima Bernardo dos Santos, de 55 anos, inscrita no minicurso “Educação Financeira e sua importância no nosso dia a dia”, da Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade.
“Para mim é muito interessante, porque eu fiz curso de cuidador de idoso e, sobre a parte financeira, realmente ainda estava por fora. Eu não conhecia a Incubadora, foi a minha primeira vez aqui. Estou adorando já no começo”, disse ela.
A Física, ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos gerais, também ganhou espaço logo na primeira semana. Referência no setor de CT&I, o professor Carlos Azevedo ministrou as palestras “Física Nuclear: História e Principais Descobertas” e “Astrofísica: do início aos estudos do Sistema Solar e do Sol”.
“Achei a palestra muito interessante e bem reveladora. O professor Azevedo falou muitas coisas que me deixaram curiosa e com mais vontade de saber sobre essa área. Foi a primeira vez que tive contato dessa maneira com o mundo da física. Eu já tinha visitado um planetário e tenho a expectativa de um dia trabalhar na Nasa. Aprendi muitas coisas na palestra, e com certeza voltarei para assistir outras”, considerou a jovem Maria Luiza Carneiro, 13 anos.
Ainda há vagas
O evento reúne, ao todo, mais de 100 atividades, visando a divulgação científica, cultural e tecnológica na cidade. Para conferir as vagas ainda disponíveis, acesse a plataforma Even3 e inscreva-se: https://www.even3.com.br/verao-com-ciencia-e-cultura-423285/
Visando o incentivo ao setor do audiovisual no município, a Incubadora de Inovação Social em Cultura atua como co-produtora de filmes que são gravados na cidade, gerando emprego e renda para a população local. Como contrapartida, os parceiros selecionam nossos melhores desenvolvedores, dos cursos do eixo Cinema, para participar de suas equipes, garantindo assim, sua inserção no mercado audiovisual.
O Carnaval Brasileiro, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, estrutura-se não somente a partir de desfiles carnavalescos das escolas de sambas, mas também em práticas, saberes, fazeres, modos de produção, formas de expressão cênica, plástica e musical.
Os cursos e oficinas do eixo Carnaval permitem que os alunos tenham um olhar mais amplo sobre os conceitos e práticas carnavalescas desenvolvidas nas aulas, diante disso, ao término da fase de aprimoramento, foi feito um desfile, em forma de Escolão, com a exibição de todas as atividades desenvolvidas.
Um resultado emocionante e belo aos olhos de todos os presentes na avenida Adélia Breve durante o desfile inteiramente produzido por nossos parceiros, Ilê Aiyê e PIM Maricá, junto de nossos desenvolvedores.
A festa do povo!
Com o objetivo de promover nossos projetos, buscar novas parcerias no mercado cinematográfico mundial, fomentar o empreendedorismo e firmar alianças internacionais que visam a valorização e projeção do município de Maricá no cenário do audiovisual, a Incubadora de Inovação Social em Cultura participou, em 2023, do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias.
Ao participar do Rio2C, o maior evento de criatividade da América Latina, a Incubadora de Inovação Social em Cultura se posiciona como um expoente no cenário do audiovisual e da inovação, tendo divulgado, na ocasião, a criação da plataforma de streaming do município, a Maricá Filmes. Canal para onde podem ser destinadas as melhores produções dos desenvolvedores dos cursos do eixo Cinema.