Compartilhe:
Nesta semana, membros da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) visitaram Maricá e conheceram os projetos desenvolvidos pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Um dos espaços foi a Incubadora de Inovação Social em Cultura, fruto de uma parceria da autarquia com a Secretaria Municipal de Cultura, que encantou os presentes.
Nela, o maricaense é estimulado a explorar a cultura local, a economia criativa e o amplo mercado de trabalho que o setor possibilita e que está em constante crescimento na cidade. Fazendo com que o município seja referência, também, quando o assunto é valorização da cultura.
A visita, guiada pelo diretor de Tecnologia do ICTIM, Marcio Campos, e pela gerente-geral do projeto, Mariana Figueiredo, contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC-RS, Carlos Eduardo Lobo, e do professor Adão Villaverde.
“Um diferencial de Maricá é fazer inovação no território, o que causa um grande impacto na sociedade”, ressaltou Marcio Campos.
Em cada espaço, a equipe foi apresentada às atividades executadas para os três eixos de atuação: Cinema, Game e Carnaval. E, através do relato dos professores e equipes, a comitiva soube do trabalho que é produzido junto aos desenvolvedores de cada um dos cursos oferecidos para os setores.
O Carnaval Brasileiro, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, estrutura-se não somente a partir de desfiles carnavalescos das escolas de sambas, mas também em práticas, saberes, fazeres, modos de produção, formas de expressão cênica, plástica e musical.
Os cursos e oficinas do eixo Carnaval permitem que os alunos tenham um olhar mais amplo sobre os conceitos e práticas carnavalescas desenvolvidas nas aulas, diante disso, ao término da fase de aprimoramento, foi feito um desfile, em forma de Escolão, com a exibição de todas as atividades desenvolvidas.
Um resultado emocionante e belo aos olhos de todos os presentes na avenida Adélia Breve durante o desfile inteiramente produzido por nossos parceiros, Ilê Aiyê e PIM Maricá, junto de nossos desenvolvedores.
A festa do povo!
Ao participar do Rio2C, o maior evento de criatividade da América Latina, a Incubadora de Inovação Social em Cultura se posiciona como um expoente no cenário do audiovisual e da inovação, tendo divulgado, na ocasião, a criação da plataforma de streaming do município, a Maricá Filmes. Canal para onde podem ser destinadas as melhores produções dos desenvolvedores dos cursos do eixo Cinema.
Visando o incentivo ao setor do audiovisual no município, a Incubadora de Inovação Social em Cultura atua como co-produtora de filmes que são gravados na cidade, gerando emprego e renda para a população local. Como contrapartida, os parceiros selecionam nossos melhores desenvolvedores, dos cursos do eixo Cinema, para participar de suas equipes, garantindo assim, sua inserção no mercado audiovisual.
Com o objetivo de promover nossos projetos, buscar novas parcerias no mercado cinematográfico mundial, fomentar o empreendedorismo e firmar alianças internacionais que visam a valorização e projeção do município de Maricá no cenário do audiovisual, a Incubadora de Inovação Social em Cultura participou, em 2023, do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias.