Compartilhe:
Com um mundo de oportunidades a ser descoberto, lá vão os alunos da rede municipal de Maricá em busca de desvendar esse mar de possibilidades. Desta vez, foi a Incubadora de Inovação Social em Cultura que mostrou sua atuação e as chances que, através de suas qualificações, podem surgir.
O espaço abriu as portas para receber os estudantes do Ensino Fundamental do CEPT Profª Zilca Lopes Fontoura, nesta segunda-feira (19/6). Projeto da Prefeitura de Maricá, desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a Incubadora promove, a partir deste primeiro encontro, visitas guiadas pelo espaço e pelas possibilidades do setor cultural.
Os primeiros alunos a visitarem a sede foram de quatro turmas do Núcleo de Tecnologia do CEPT. A ação tem o objetivo de apresentar o espaço e despertar o interesse das jovens mentes criativas do município nas áreas de cinema, game e Carnaval e suas diversas possibilidades de atuação. Essa integração busca, também, expandir os horizontes dos estudantes e estimular seu envolvimento no setor cultural.
Cerca de 100 estudantes do 6º, 7º e 8º anos conheceram as salas de jogos e de edição, o estúdio e todas as instalações da Incubadora, bem como os cursos oferecidos através do projeto. A cada porta que se abria, a reação de encanto e entusiasmo era vista nos rostos dos presentes, revelando a importância da integração e do incentivo à Cultura.
Os alunos saíram da visita entusiasmados com as possibilidades e foram convidados a participarem de aulas experimentais em alguns cursos do projeto, voltados para o eixo game.
A visitação continuará nesta terça (20/6) e quarta-feiras (21/6) e, em breve, a ação será expandida para alunos de outras escolas.
Visando o incentivo ao setor do audiovisual no município, a Incubadora de Inovação Social em Cultura atua como co-produtora de filmes que são gravados na cidade, gerando emprego e renda para a população local. Como contrapartida, os parceiros selecionam nossos melhores desenvolvedores, dos cursos do eixo Cinema, para participar de suas equipes, garantindo assim, sua inserção no mercado audiovisual.
O Carnaval Brasileiro, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, estrutura-se não somente a partir de desfiles carnavalescos das escolas de sambas, mas também em práticas, saberes, fazeres, modos de produção, formas de expressão cênica, plástica e musical.
Os cursos e oficinas do eixo Carnaval permitem que os alunos tenham um olhar mais amplo sobre os conceitos e práticas carnavalescas desenvolvidas nas aulas, diante disso, ao término da fase de aprimoramento, foi feito um desfile, em forma de Escolão, com a exibição de todas as atividades desenvolvidas.
Um resultado emocionante e belo aos olhos de todos os presentes na avenida Adélia Breve durante o desfile inteiramente produzido por nossos parceiros, Ilê Aiyê e PIM Maricá, junto de nossos desenvolvedores.
A festa do povo!
Com o objetivo de promover nossos projetos, buscar novas parcerias no mercado cinematográfico mundial, fomentar o empreendedorismo e firmar alianças internacionais que visam a valorização e projeção do município de Maricá no cenário do audiovisual, a Incubadora de Inovação Social em Cultura participou, em 2023, do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias.
Ao participar do Rio2C, o maior evento de criatividade da América Latina, a Incubadora de Inovação Social em Cultura se posiciona como um expoente no cenário do audiovisual e da inovação, tendo divulgado, na ocasião, a criação da plataforma de streaming do município, a Maricá Filmes. Canal para onde podem ser destinadas as melhores produções dos desenvolvedores dos cursos do eixo Cinema.