Incubadora de Inovação Social em Cultura inicia integração de corpo docente

Professores das áreas de cinema e game se reuniram, na manhã desta sexta-feira (31/3), para acolhimento e apresentação pedagógica

Compartilhe:

A Incubadora de Inovação Social em Cultura, projeto da Prefeitura de Maricá, realizado através do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Brasil Social (IBS), promoveu, na manhã desta sexta-feira (31/3), o acolhimento institucional e a integração do corpo docente dos 13 cursos profissionalizantes de cinema e game. As áreas, juntas, ofereceram 348 vagas. Cerca de 10 professores estiveram presentes no encontro que marca a última etapa antes do início das aulas, na próxima semana, e visa a aproximação dos professores e a criação de um ambiente mais dinâmico para troca e absorção de conhecimento, aprimorando o aprendizado dos desenvolvedores. O presidente do ICTIM, Carlos Senna, participou da reunião e aproveitou para reforçar a importância de ter, no município, um projeto pioneiro voltado para o desenvolvimento da cultura local e dos profissionais que vivem do setor cultural, pensando na construção da Maricá do futuro. “A ideia é que essas pessoas tenham capacidade de ter e de exportar esse intelecto para fora do município, transformando a cidade em um grande berço. Essa é a ideia que a gente está construindo. Vocês, professores, têm um papel muito importante nesse contexto, vocês vão nos ajudar a construir esse modelo”, disse Senna. Durante a apresentação, um ponto chamou a atenção dos presentes: a estrutura da sede da Incubadora de Inovação Social em Cultura. Projetada para o fomento de ideias, o espaço é composto por sala de games, estúdio de gravação, sala de edição, sala digital, sala de aula e um espaço interativo para a realização de coworking. “Toda a nossa estrutura é pensada para que as ideias e a criação e o próprio aprendizado possam circular de uma maneira vertical, em que todos possam ter acesso”, disse a gerente geral da Incubadora, Mariana Figueiredo. Rosa Bandeira, professora do curso de Direção de Artes, contou sobre a sua trajetória, de cerca de 30 anos, no mundo do cinema e os planos para as aulas: “Nas minhas aulas, os alunos vão viajar bastante, porque a arte não tem limite. É ilimitada, então vai depender da cabeça de cada um a sementinha que eu vou plantar lá. E no final eu vou colher essa arte”, disse ela. O instrutor do curso de Programação Blueprint, Jonas do Carmo, aproveitou para falar sobre o mercado de game e o que os desenvolvedores podem esperar do curso. “Os desenvolvedores podem esperar uma introdução ao mercado que mais vem crescendo nos últimos anos e que pouco se tem conhecimento no Brasil, além de uma infraestrutura única e pioneira na região”, ressaltou ele. As aulas dos cursos e oficinas da Incubadora de Inovação Social em Cultura terão início no dia 3/4 e a grade de horários depende do curso escolhido. O período de matrícula se estende até sábado (1/4), e para verificação da disponibilidade de vagas é preciso comparecer à sede da Incubadora, localizada à rua Álvares de Castro, nº 699, Centro, Maricá.

MICA

A Mostra de Inovação Cultural e Artística de Maricá (MICA) é um evento realizado pela Incubadora de Inovação Social em Cultura para incentivar o cinema, o game e o Carnaval.

ESCOLÃO

O Carnaval Brasileiro, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, estrutura-se não somente a partir de desfiles carnavalescos das escolas de sambas, mas também em práticas, saberes, fazeres, modos de produção, formas de expressão cênica, plástica e musical.

Os cursos e oficinas do eixo Carnaval permitem que os alunos tenham um olhar mais amplo sobre os conceitos e práticas carnavalescas desenvolvidas nas aulas, diante disso, ao término da fase de aprimoramento, foi feito um desfile, em forma de Escolão, com a exibição de todas as atividades desenvolvidas.

Um resultado emocionante e belo aos olhos de todos os presentes na avenida Adélia Breve durante o desfile inteiramente produzido por nossos parceiros, Ilê Aiyê e PIM Maricá, junto de nossos desenvolvedores.

A festa do povo!

RIO2C

Ao participar do Rio2C, o maior evento de criatividade da América Latina, a Incubadora de Inovação Social em Cultura se posiciona como um expoente no cenário do audiovisual e da inovação, tendo divulgado, na ocasião, a criação da plataforma de streaming do município, a Maricá Filmes. Canal para onde podem ser destinadas as melhores produções dos desenvolvedores dos cursos do eixo Cinema.

CO-PRODUÇÃO DE FILMES

Visando o incentivo ao setor do audiovisual no município, a Incubadora de Inovação Social em Cultura atua como co-produtora de filmes que são gravados na cidade, gerando emprego e renda para a população local. Como contrapartida, os parceiros selecionam nossos melhores desenvolvedores, dos cursos do eixo Cinema, para participar de suas equipes, garantindo assim, sua inserção no mercado audiovisual.

Festival Internacional de Cine de Cartagena de Índias (FICCI)

Com o objetivo de promover nossos projetos, buscar novas parcerias no mercado cinematográfico mundial, fomentar o empreendedorismo e firmar alianças internacionais que visam a valorização e projeção do município de Maricá no cenário do audiovisual, a Incubadora de Inovação Social em Cultura participou, em 2023, do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias.

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Edital

Edital