Compartilhe:
Um Carnaval fora de época tomou conta da Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, nesta terça-feira (3/5). Quem passou por lá, viu o bloco mirim com dezenas de alunos do Centro de Educação Pública e Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura.
A ação da Prefeitura de Maricá proporcionou aos estudantes uma imersão às tradições do Carnaval, através de oficinas. O desfile foi organizado pela Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro, projeto do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria Municipal de Economia Solidária.
“A Pimpolhos da Grande Rio, parceira da Incubadora de Inovação Social em Cultura, mergulhou com o Mumbuca Futuro nesse universo escolar. Estamos descobrindo uma forma diferente de comunicação com os alunos, que, ao mesmo tempo que se divertem, também despertam para linguagem artística e aprendem sobre o maior espetáculo da Terra, que é o Carnaval”, ressaltou a gerente geral da Incubadora Mumbuca Futuro, Adriana Ribeiro.
Para a realização, os agentes educacionais do Mumbuca Futuro contaram com a expertise dos profissionais do projeto PIM Maricá, proveniente da escola de samba mirim Pimpolhos da Grande Rio. Com o apoio também da Secretaria de Educação, da Secretaria de Trânsito e da Guarda Municipal, a atividade deu aos alunos uma amostra de cada oficina oferecida, como percussão, mestre sala e porta bandeira, adereços, cantos, danças, contação de histórias e fantasias.
“Juntar as Incubadoras nesse processo e garantir que o aluno tenha o seu primeiro contato com o mundo do Carnaval é uma estratégia importante para Maricá. O Carnaval é uma indústria que movimenta e alimenta centenas de famílias o ano inteiro, e se queremos formar e empreender nesse eixo, a porta de entrada é a escola”, concluiu a gerente geral da Incubadora de Inovação Social em Cultura, Mariana Figueiredo.
O cortejo saiu das instalações da escola, em direção à Praça Orlando de Barros Pimentel. Vestidos com fantasias criativas e coloridas, os alunos dançaram e cantaram fazendo a alegria de todos os presentes. Os estudantes são da modalidade integral, do 6º ao 8º ano, e estão matriculados na Incubadora Mumbuca Futuro.
O Carnaval Brasileiro, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, estrutura-se não somente a partir de desfiles carnavalescos das escolas de sambas, mas também em práticas, saberes, fazeres, modos de produção, formas de expressão cênica, plástica e musical.
Os cursos e oficinas do eixo Carnaval permitem que os alunos tenham um olhar mais amplo sobre os conceitos e práticas carnavalescas desenvolvidas nas aulas, diante disso, ao término da fase de aprimoramento, foi feito um desfile, em forma de Escolão, com a exibição de todas as atividades desenvolvidas.
Um resultado emocionante e belo aos olhos de todos os presentes na avenida Adélia Breve durante o desfile inteiramente produzido por nossos parceiros, Ilê Aiyê e PIM Maricá, junto de nossos desenvolvedores.
A festa do povo!
Ao participar do Rio2C, o maior evento de criatividade da América Latina, a Incubadora de Inovação Social em Cultura se posiciona como um expoente no cenário do audiovisual e da inovação, tendo divulgado, na ocasião, a criação da plataforma de streaming do município, a Maricá Filmes. Canal para onde podem ser destinadas as melhores produções dos desenvolvedores dos cursos do eixo Cinema.
Visando o incentivo ao setor do audiovisual no município, a Incubadora de Inovação Social em Cultura atua como co-produtora de filmes que são gravados na cidade, gerando emprego e renda para a população local. Como contrapartida, os parceiros selecionam nossos melhores desenvolvedores, dos cursos do eixo Cinema, para participar de suas equipes, garantindo assim, sua inserção no mercado audiovisual.
Com o objetivo de promover nossos projetos, buscar novas parcerias no mercado cinematográfico mundial, fomentar o empreendedorismo e firmar alianças internacionais que visam a valorização e projeção do município de Maricá no cenário do audiovisual, a Incubadora de Inovação Social em Cultura participou, em 2023, do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias.